domingo, 27 de outubro de 2013

Benefícios do sol- por Amanda Moreira



           
 09.jpg

Longe de ser apenas uma forma de produzir melanina, tomar sol tem se apresentado como um excelente benefício para aqueles que possuem hipertensão arterial. Isso se deve ao fato de que a radiação ultravioleta estimula a produção de vitamina D no organismo.
Embora seja chamada de vitamina, a substância é, na verdade, um pró-hormônio. Ou seja, dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. É sintetizada a partir de uma fração do colesterol, transformada sob a ação dos raios ultravioleta B do sol. Ela também está presente em alimentos – principalmente peixes de água fria –, mas sua concentração neles é pequena e seria suficiente para fornecer apenas 20% das necessidades diárias.
Como a vitamina D atua na diminuição da pressão arterial?
- inibe a síntese de renina nos rins. Essa enzima participa da produção de hormônios que aumentam a pressão arterial.
- aumenta a sensibildade a insulina. Resistência a insulina aumenta a concentração de glicose na sangue, o que aumenta a pressão sanguínea.
- Redução de calcificação arterial: Endurecimento das artérias pode contribuir para a pressão arterial elevada. A vitamina D regula a absorção de cálcio e o metabolismo. Níveis mais elevados de vitamina D ajuda a dirigir  o cálcio direto para os ossos e dentes ao invés dos tecidos moles, como artérias.
Embora muito vantajosa para a saúde, atualmente o número de pessoas com deficiência de vitamina D tem aumentado, devido a diminuição da exposição ao sol, motivada por campanhas de conscientização do câncer de pele.
A enorme deficiência se deve principalmente à pouca exposição ao sol que as pessoas têm atualmente. Para que seja sintetizada na quantidade adequada, recomenda-se a exposição de partes do corpo (braços e pernas, por exemplo) entre 20 e 30 minutos ao sol diariamente, sem filtro solar. Ou, como orienta outra corrente, expor 15% da superfície da pele (equivale a dois braços) pelo menos três vezes por semana, com filtro solar. E, nesse caso, fazer complementação com suplementos receitados a partir da necessidade individual de cada um.    
Dessa forma, embora benéfica, a vitamina D ainda tem que disputar com os riscos de câncer de pele.

   12.jpg                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário