domingo, 6 de outubro de 2013

Hipertensos podem ter uma vida normal - por Amanda Moreira

                        
                               
   
       A hipertensão, por ser uma doença amplamente disseminada e conhecida por todos, é facilmente tratada e suavizada. Pacientes com tal doença vivem uma vida normal, porém, é claro, com mais cuidado e mais atenção aos excessos.
      O tratamento de hipertensos envolve:
        - diminuição ou a total parada do consumo de bebibas alcoólica;:
        - parar de fumar;
        - diminuir o consumo de sal;
        - uso de medicamentos que abaixam a pressão, mantendo-a em níveis normais;
        - dieta balanceada;
        - exercícios físicos regulares, porém sem excessos;
    Embora já mencionado em posts anteriores, vale a pena ressaltar oito importantes alimentos que devem fazer parte da dieta de um hipertenso:
     Aveia

 Ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.

    Amêndoa e noz
Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da pressão arterial. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais existentes, que ajudam a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas.
    Alimentos ricos em ômega 3
 Estudos comprovam que a ingestão dessa substância está intimamente relacionada à diminuição da vasoconstrição e ao aumento da vasodilatação. Em outras palavras, o ômega 3 não só dificulta a síntese responsável por contrair os vasos sanguíneos como ainda facilita a síntese que promove a sua abertura.
   Ervas
    Alho
Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia - ainda que de forma singela - na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
   Cereais integrais
Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo, por tabela, o inchaço típico de pessoas que retêm líquidos.
   Alimentos ricos em potássio
Se, por um lado, o sódio estimula a retenção de líquidos no organismo, aumentando a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial, o potássio age como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo.
 Leite e derivados
Importantes fontes de cálcio, leite e derivados não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral.
       

Um comentário:

  1. Ola Amanda Moreira!
    Primeiramente parabéns pelo excelente texto.
    Sou hipertenso, tenho 30 anos, e dentre os padrões esportivos sou considerado um atleta amador.
    Bem, eu queria dizer que muitas pessoas quando descobrem que sou hipertenso me olham com aquela cara de que vou morrer... e eu olho com a expressão de que realmente todos vamos morrer um dia (risos).
    O que desejo concluir é que graças a profissionais da saúde como você , é possível precisar que os hipertensos tem qualidade de vida e podem fazer tudo que o normotenso pode.
    Obrigado mais uma vez pelas dicas de alimentação

    ResponderExcluir