sábado, 5 de outubro de 2013

Doce veneno - por Priscylla Silva

Consumo exagerado de açúcar pode levar à hipertensão.

      Segundo estudos feitos nos Estados Unidos, o alto consumo de açúcar também pode estar relacionado com o surgimento da hipertensão. Além dos cuidados para não exagerar no consumo de sódio (presente no sal), agora pode ser que a ingestão de açúcar também tenha que ser controlada, pois seu excesso pode ter o mesmo efeito de aumentar a pressão.
      O trabalho foi realizado pela Universidade de Colorado Denver com mais de 4500 adultos sem histórico de hipertensão. Segundo ele, as pessoas que têm uma dieta muito rica em frutose (um tipo de açúcar) têm maiores chances de desenvolver hipertensão. Beber duas latas e meia de refrigerante por dia, ou consumir o equivalente em frutose em outros alimentos, aumenta o risco de contrair a doença em 30%.
      No entanto, mais pesquisas devem ser feitas para comprovar a influência do açúcar na pressão sanguínea. Esses resultados foram apenas hipóteses, não há nada comprovado cientificamente.
      Até hoje, só há estudos que mostraram uma relação indireta entre o açúcar e a hipertensão. A pressão aumenta em pessoas acima do peso (que, na maioria das vezes, chegaram a essa condição através da ingestão de muito açúcar), mas fatores ambientais - como o tabagismo, bebidas alcoólicas, estresse e sedentarismo - hereditários e a idade avançada também contribuem.
      Segundo as estimativas da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), essa doença acomete certa de 30% da população brasileira adulta, sendo que o índice vai para 50% após os 60 anos, e também está presente em 3% das crianças e adolescentes. Essa doença silenciosa também é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário