sábado, 30 de novembro de 2013

Regulação neural da circulação e o controle da pressão arterial - por Priscylla Silva

  
O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais.Ele é dividido em Sistema Nervoso Central (composto pelo cérebro, bulbo, ponte e cerebelo) e Sistema Nervoso Periférico (composto por nervos e gânglios).
     O sistema nervoso periférico ainda é dividido em voluntario e autônomo. A parte autônoma é composta por uma parte simpática e uma parassimpática.
     O sistema nervoso parassimpático contribui para a regulação da função cardíaca. Já o sistema simpático inerva quase todos os vasos sanguineos, exceto capilares, esfíncteres pré-capilares e metarteríolas. Nas pequenas artérias e arteriolas, a estimulação simpatica permite o aumento da resistencia, diminuindo assim a taxa de fluxo sanguinea pelos tecidos. Nos grandes vasos, principalmente veias, a inervação simpatica faz com que seja possivel a diminuiçao do volume desses vasos, o que altera o volume do sistema circulatorio periférico e pode, portante, deslocar sangue para o coração.
     As fibras simpaticas que vão para o coração aumentam, quando estimuladas, a frequência cardíaca, a força de contração e o volume de bombeamento. Por outro lado, as fibras parassimpáticas fazem o contrário: diminuem a frequência cardíaca e a contratibilidade do músculo cardiaco (de forma não tão acentuada).
     No bulbo, mais especificamente, em sua susbstância reticular, e no terço inferior da ponte, há o centro vasomotor do cérebro. Ele é responsável pela transmissão dos impulsos do centro vaso motor do cérebro, que pode ser pela via parassimpática (através do nervo vago para o coração) e pela simpática (através da medula espinhal e nervos simpáticos periféricos).
     Esse centro vasomotor pode ser dividido em três áreas:

→ área vasoconstritora: as fibras dos neurônios excitam os neurônios vasoconstritores do sitema nervoso central, através da secreção de norepinefrina.
→ área vasodilatadora: inibe a área vasoconstritora, promovendo a vasodilatação
→ área sensorial: ajuda no controle do centro vasoconstritor e vasodilatador, promovendo o reflexo de diversas funções circulatórias

Sistema nervoso e o controle da pressão arterial

     O controle é bastante rápido, mas sua inibição é mais demorada. Ele é resultado do conjunto de três alterações que ocorrem ao mesmo tempo:

1) Contração da maioria das arteríolas que ocasiona o aumento da resistência periférica total e consequentemente da Pressão arterial.

2) As veias também se contraem fortemente, aumentando assim o retorno venoso. Desse modo percebe-se um aumento do volume das câmaras cardíacas e por consequência a força dos batimentos, contribuindo também para o aumento da pressão arterial.

3) Estímulo direto do Sistema Nervoso Autônomo sobre o coração aumenta o bombeamento cardíaco e a força de contração. O aumento da força de contração pode chegar a 3x e o volume de bombeamento a 2x. Esta associação d aumento de força de contração e aumento do volume de bombeamento contribui para um aumento da pressão arterial.

     A rápida elevação da pressão arterial pode ser observada quando o corpo é submetido a estresse, seja muscular (por exercício físico) ou por medo extremo. No caso de estresse muscular, há aumento da estimulação das áreas vasoconstritoras e cardioaceleradoras do centro vasomotor, causando um aumento na pressão. Quando o estresse é por medo, há um aumento abrupto da pressão (conhecida como reação de alarme) que desencadeia um aumento de fluxo sanguíneo para os músculos para que possa ser dada uma resposta rápida.
     Outro modo de controlar a pressão arterial é o mecanismo por Feedback negativo. O sistema barorreceptor, localizado em pontos específicos das paredes de várias grandes artérias sistêmicas, é estimulado pelo aumento da pressão arterial e ele manda sinais para o Sistema Nervoso Central. Esses sinais inibem o centro vasoconstritor do bulbo e excitam o centro parassimpático do bulbo promovendo assim a vasodilatação de veias e arteríola. Desse modo ocorre uma diminuição da frequência cardíaca e da força de contração cardíaca.

 Fonte: http://pt-br.aia1317.wikia.com/wiki/Regula%C3%A7%C3%A3o_Neural_da_Circula%C3%A7%C3%A3o_e_Controle_R%C3%A1pido_da_Press%C3%A3o_Arterial

Nenhum comentário:

Postar um comentário